Desmistificando 4 Mitos Comuns sobre Energia Solar - STI Energia

Desmistificando 4 Mitos Comuns sobre Energia Solar

Hoje parece comum viver em um mundo cercado por energia elétrica, mas é fato, a humanidade viveu mais tempo sem eletricidade e seus benefícios do que com energia.

Relembrando a história, em 1879 o inventor Thomas Edison desenvolveu um método inovador de manter energia duradoura por um tempo, realizando testes e dando início ao que conhecemos hoje.

Desde a descoberta da lâmpada elétrica, se fazem menos de 200 anos e olha quantas inovações e o desenvolvimento em que vivemos. E agora?

Bem, agora existe a chamada “energia solar” essa, essa é uma revolução inegável no campo energético, mas ao falar sobre energia solar, existem alguns mitos persistentes que circulam e podem influenciar percepções equivocadas sobre essa fonte de energia limpa e renovável.

Vamos desvendar quatro desses mitos, desmistificando concepções errôneas que podem obscurecer os benefícios da energia solar.

 1. Mito: Energia Solar é Ineficiente em Dias Nublados:

Muitas pessoas acreditam que a energia solar só é viável em áreas ensolaradas e que em locais nublados, a eficiência é comprometida pelo tempo. 

Pois bem, na realidade, os sistemas solares continuam a gerar eletricidade mesmo em dias nublados. 

Desta forma, embora a produção elétrica seja menor, avanços tecnológicos têm aprimorado a capacidade dos painéis solares de capturar a luz difusa, tornando a energia solar uma opção válida em diversas condições climáticas.

2. Mito: Energia Solar é Acessível Apenas para Pessoas Ricas:

Outro mito comum é que a energia solar é um luxo acessível apenas para aqueles com recursos financeiros significativos. 

Na verdade, o custo dos sistemas solares diminuiu consideravelmente ao longo dos anos. Além disso, há programas de financiamento, incentivos fiscais e opções de leasing que tornam a energia solar mais acessível para uma variedade de orçamentos. 

Você sabia dessa informação? Se quiser saber melhor o que pode ser feito em relação a esse assunto, podemos conversar sobre, propor soluções práticas para viabilizar melhorias energéticas com custo reduzido. 

Um fato, é que a energia solar se tornou uma solução financeiramente viável a longo prazo para muitas famílias e empresas.

 3. Mito: Energia Solar é Prejudicial ao Meio Ambiente na Produção:

Há quem acredite que a produção dos painéis solares é prejudicial ao meio ambiente. 

No entanto, estudos mostram que a pegada de carbono associada à fabricação de painéis solares é rapidamente compensada pela eletricidade limpa gerada ao longo da vida útil dos sistemas solares. 

Com avanços contínuos em práticas sustentáveis de fabricação, o impacto ambiental é cada vez mais mitigado.

 4. Mito: A Energia Solar Não Funciona à Noite:

Um mito comum é que a energia solar é ineficaz durante a noite. 

Em tese, a verdade é que os painéis solares não geram eletricidade na ausência de luz solar direta, mas sistemas de armazenamento de energia, como baterias, têm se tornado tecnologias obrigatórias para serem trabalhadas junto às placas de absorção solar. 

Isso permite que a energia solar gerada durante o dia seja armazenada e utilizada à noite, tornando possível um suprimento contínuo de eletricidade.

Ao desmistificar esses conceitos errados, buscamos promover uma compreensão mais precisa e informada sobre a energia solar. 

Ela continua a ser uma solução ambientalmente amigável e economicamente viável para um futuro mais sustentável.

Potencialize sua Eficiência Energética com a STI Energia

Buscar implementar soluções de energia solar e desmistificar conceitos errôneos sobre essa fonte limpa, faz com que você se abra para possibilidades. 

Nesse contexto, a STI Energia destaca-se como uma referência confiável para suprir suas necessidades de informações.Em resumo, a STI Energia é a parceira ideal para transformar sua abordagem energética.

Além de mais de 250 usinas solares entregues aqui você conta com time de engenharia e também de instalação próprios, o que aumenta a confiabilidade nas informações e rapidez nos processos

Nossos projetos personalizados visam otimizar o consumo de energia, respeitando as normas mais recentes e a expectativa de geração de nossos clientes.

Com uma dedicação inabalável à eficiência e sustentabilidade, garantimos o funcionamento adequado dos circuitos elétricos.

Estamos prontos para impulsionar o potencial energético do seu empreendimento. Você pode acessar nossa lista de artigos sobre energia solar para ter mais insights, ou explorar nossa outra lista sobre as usinas fotovoltaicas onde explicamos e apresentamos mais sobre essa modalidade, não exite em nos enviar uma mensagem, clique aqui para entrar em contato. Juntos, podemos construir um futuro mais eficiente e sustentável.

 Além disso, nos acompanhe em nossas redes sociais, como Instagram e LinkedIn, para se manter atualizado sobre as últimas inovações em energia solar.