No mercado livre de energia, o consumidor escolhe seu fornecedor de energia, contratando a quantidade que precisa, e negociando um preço fixo, sem as oscilações de tarifas, ou bandeiras impostas pelo governo.
E ainda um único contrato pode atender a diversas unidades consumidoras, como suas matriz e suas filiais.
Diferentemente do que acontece no mercado regulado em que a energia é comprada pela distribuidora via leilão e quem decide o preço é a Aneel, no Mercado Livre, ou Ambiente de Contratação Livre, quem compra energia negocia o preço e as condições é você cliente.
Nesse sistema você tem dois contratos, um com a distribuidora pelo uso do fio e com a geradora e comercializadora pela conta da energia.
Quem pode comprar no Mercado Livre de Energia?
Qualquer indústria ou comércio que tenha demanda a partir de 500kW como consumidor especial, ou de 1500 kW como consumidor livre.
Consumidor especial
Tem demanda mínima de 500 kW, a tensão deve ser a partir de 2,3kV e você só pode comprar de fonte incentivada.
Consumidor livre
Demanda contratada de pelo menos 1.500kW, a tensão mínima deve ser de 2,3 kV.
O consumidor livre pode comprar energia de fontes convencionais ou incentivadas, e atenção, está previsto uma abertura gradual do mercado livre de energia até 2023 em que carga igual ou superior a 50kW será considerado consumidor livre.
Entendendo a diferença entre fontes de energia convencional e incentivada
As convencionais são termelétricas acima de 50 MW e grandes usinas hidroelétricas.
As fontes incentivadas são pequenas centrais hidrelétricas, usinas térmicas de biomassa, eólicas e solares de até 50 MW.
A energia dessas fontes tem um desconto na tarifa de uso do sistema de distribuição entre 50% e 100% na tarifa do sistema de uso do sistema de distribuição.
Quais as vantagens o mercado livre traz para você?
- Economia nos custos com energia de até 30%
- Livre escolha do fornecedor
- Livre negociação de preço e prazo
- Um mesmo contrato para diversas unidades consumidoras
- Previsão de custos porque o preço é definido até o final da contratação.
- Flexibilidade e sazonalidade, um contrato que respeita o seu perfil de consumo.
Como fazer a migração do mercado cativo para o mercado livre de energia?
Se a sua empresa tem demanda de mais de 500 kW e 1500 kW (por unidade ou somatório de unidades) de energia por mês está apta a comprar no mercado livre de energia.
Essa demanda contratual incentiva fontes de energia limpa, pois estes consumidores só podem participar desse ambiente de contratação se adquirirem energia de fontes verdes subsidiadas, como como pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos e painéis de captação de energia solar.
O modelo tem potencializado a participação dessas fontes na matriz elétrica brasileira, ajudando as empresas a cumprirem suas metas de redução das emissões de gases de efeito estufa
Um consumidor do mercado livre de energia tem vantagens e benefícios de direitos como amplo poder de escolha, maior competitividade, flexibilidade na negociação e previsibilidade de seus custos, pois eles negociam a energia diretamente com fornecedores.
A STI Energia é uma empresa comprometida com o seu futuro, sempre oferecendo soluções adequadas a sua realidade e necessidade.
Atuamos do início ao fim, entendendo as suas necessidades de energia, planejamento, desenvolvimento de produtos, integração de soluções, implementação, eficiência e outros serviços.
Somos a empresa ideal para grandes soluções para sua empresa.
Entre em contato conosco e faça seu orçamento.